Encontre, navegue e valide os números de bancos (códigos dos bancos) no Brasil

Encontrar número do banco no Brasil

Encontrar

Verificar número do banco no Brasil

Verificar

Lista de Bancos no Brasil

Buscar

Transferência de dinheiro com a TransferWise

Enviar
TransferWise

Como encontrar o número do banco no Brasil?


Mas afinal, como saber o código do banco? Essa é uma dúvida frequente no momento de fazer uma transferência bancária simples, como o envio de um TED ou DOC. Mas essa informação costuma ser bastante acessível e divulgada. O site do Banco Central do Brasil (BACEN) é uma fonte confiável de como descobrir o número do banco. A instituição disponibiliza uma lista atualizada com os códigos de todos os bancos brasileiros. Para ter acesso a ela, basta acessar o portal e ler o arquivo com cuidado.

Outra alternativa para não errar na hora de saber como colocar o código do banco é entrar em contato com a instituição bancária. É possível acessar o site do banco e verificar essa informação, alguns ainda informam esse código no próprio internet banking ou no rol das opções de transferência bancária. Com o número do banco em mãos, o próximo passo é inserir esse dado para finalizar a transação bancária.

Principais bancos e códigos bancários no Brasil


Nome completo do banco Código do banco ISPB
Banco Do Brasil 001 00000000
Brb - Banco De Brasilia 070 00000208
Banco Central Do Brasil - Selic n/a 00038121
Banco Central Do Brasil n/a 00038166
Agk Corretora De Cambio 272 00250699
Confederação Nacional Das Cooperativas Centrais Unicred - Unicred Do Brasi 136 00315557
Caixa Economica Federal 104 00360305
Secretaria Do Tesouro Nacional - Stn n/a 00394460
Banco Inter 077 00416968
Banco Ribeirao Preto 741 00517645
Banco Bari De Investimentos E Financiamentos 330 00556603
Banco Cetelem 739 00558456
Banco Semear 743 00795423
Planner Corretora De Valores 100 00806535

Mais bancos

As desvantagens das transferências internacionais com o seu banco

Ao enviar ou ou receber uma transferência internacional com o seu banco, você pode perder dinheiro com uma taxa de câmbio ruim e, como consequência, pagar tarifas ocultas. Isso acontece porque os bancos ainda usam um sistema antigo para converter dinheiro. Recomendamos que você use a TransferWise, que geralmente é muito mais barato. Com uma tecnologia inteligente:
  • Você sempre recebe a melhor taxa de câmbio, e tarifas baixas e transparentes.
  • Você envia o seu dinheiro na mesma rapidez que os bancos e, geralmente, até mais rápido – algumas moedas são processadas em minutos.
  • O seu dinheiro está protegido com o mesmo nível de segurança dos bancos.
  • Você fará parte de um grupo de mais de 2 milhões de clientes que transferem entre 47 moedas em 70 países.

Números do banco no Brasil - Perguntas mais frequentes (FAQs)


O que é o número do banco no Brasil?

Embora seja utilizado diariamente por todos que fazem operações financeiras, não são todas as pessoas que sabem exatamente o que é o código do banco. De maneira simples, ele consiste em um número de três dígitos atribuído pelo Banco Central aos bancos participantes do Sistema de Transferência de Reservas (STR). Esse código único evita que uma transação bancária seja enviada para uma instituição diferente da desejada e, consequentemente, para a conta bancária errada, por exemplo.

Além disso, o número do banco é uma das principais informações usadas pelo Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis (COMPE). Esse sistema é o responsável por processar pagamentos e fazer compensações bancárias diariamente em todo o país. Com o uso do código bancário, o COMPE consegue enviar as transações para os bancos corretos, sem problemas. Tanto é que, geralmente, ao enviar uma transferência (TED ou DOC), a operação não será concluída se o sistema perceber que o número do banco não está de acordo com os dados da conta e agência bancária.

Portanto, todos as instituições possuem um código bancário de identificação próprio, essencial para que as operações financeiras sejam realizadas corretamente.

Para que você precisa do número do banco no Brasil?

Após descobrir o que significa código do banco, o próximo passo é saber para que ele serve. O número do banco no Brasil é um dado solicitado para identificar as instituições bancárias nas principais operações bancárias: pagamentos, transferências via DOC ou TED para outro banco e compensação de cheques Ter essa informação permite que a transação seja feita de maneira segura e eficaz, pois ajuda a evitar dúvidas sobre o destino do recurso.

Qualquer erro ao informar o número da instituição bancária pode fazer com que a transferência seja devolvida. Por isso, é importante informar todos os dados de forma correta ao fazer uma TED ou DOC, isso também pode incluir nome, CPF ou CNPJ do destinatário. É importante notar que operações realizadas em caixas eletrônicos podem não exigir o código bancário da instituição a que se destina o dinheiro, mas o número do banco deve ser informado obrigatoriamente ao utilizar o internet banking, seja via aplicativo ou site.